Agora que já temos o Lazarus instalado, já podemos escrever o nosso primeiro programa!
- Abra o Lazarus.
- Vá a File → New e escolha a opção Project → Program
No nosso Source Editor, o programa terá o seguinte aspecto:
program Project1; {$mode objfpc}{$H+} uses {$IFDEF UNIX}{$IFDEF UseCThreads} cthreads, {$ENDIF}{$ENDIF} Classes { you can add units after this }; begin end.
Entre as linhas 12 e 13 é que tudo acontece! Altere o seu programa na linha 13:
program Project1; {$mode objfpc}{$H+} uses {$IFDEF UNIX}{$IFDEF UseCThreads} cthreads, {$ENDIF}{$ENDIF} Classes { you can add units after this }; begin writeln('Olá Mundo!!!'); end.
Agora carregue no botão de ‘play’.
Agora a magia começa…O Lazarus irá compilar (traduz a linguagem de programação, cria o executável e executa-o).
Não conseguiu ver nada? Não se assuste! Isto acontece porque assim que a execução do programa termina, a janela é logo fechada!
Para que isto não aconteça, é boa ideia fazer o computador pedir-nos algo, sendo assim forçado a parar a execução do programa.
Altere o seu programa da seguinte maneira:
program Project1; {$mode objfpc}{$H+} uses {$IFDEF UNIX}{$IFDEF UseCThreads} cthreads, {$ENDIF}{$ENDIF} Classes { you can add units after this }; begin writeln('Olá Mundo!!!'); readln; end.
Correu bem agora? Óptimo! Agora estamos prontos para fazer maravilhas com o Pascal.
O que fizémos com o readln; foi para a execução do programa e, neste caso, o computador espera que carreguemos no enter.
Só mais uma coisa! Experimente este:
program Project1; {$mode objfpc}{$H+} uses {$IFDEF UNIX}{$IFDEF UseCThreads} cthreads, {$ENDIF}{$ENDIF} Classes { you can add units after this }; var nome: string; idade: integer; begin writeln('Como se chama?'); readln(nome); writeln('Qual a sua idade?'); readln(idade); writeln('Chama-se ', nome, ' e tem ', idade, ' anos.'); readln; end.
Gostou? Para que o programa funcione assim, necessita de variáveis!
A criação e utilização de variáveis fica para o meu próximo post…